O que é o Evangelho?


Evangelho é o Próprio Senhor Jesus. Isso implica em três fatores preponderantes: 1. Conhecê-Lo; 2. Parecer com Ele; 3. Proclamá-Lo (Sua Pessoa e Obra).
Verificando alguns textos paulinos veremos que em Romanos Paulo nos traz que (...) o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (...) . O Evangelho apresentado aqui implica claramente na vida de Jesus, vaticinado de antemão através dos profetas (cf Rm 1.1-5), Vida essa que derramou o seu sangue por muitos (Mt 24.28; Mc 14.24) para remissão de pecados. Na referencia paulina desse texto, temos então que o Evangelho nos traz Jesus e sua vida, sua obra de salvação. Essa salvação diz respeito a completude da obra, no que referencia-se ao conjunto do que Cristo como o Evangelho produz, como sendo: Libertação do domínio do pecado; Regeneração; Santidade; Filiação por adoção; Perdão; Reconciliação com Deus; Justiça de Deus; Vida Eterna, e muitos outros. Sem duvidas alguma o Evangelho de Deus é a manifestação da Graça, da Misericórdia de Deus através do advento do Senhor Jesus Cristo. A vida de Jesus, com todos os elementos de sua vida – nascimento, ministério, morte, ressurreição, glorificação, é o Evangelho de Deus.
Na notificação do Evangelho que Paulo traz aos Coríntios está explicitado que essa notificação diz respeito ao Senhor Jesus, especialmente a Sua Obra redentora, Sua morte na cruz por nossos pecados, Seu sepultamento, Sua ressurreição , Sua ascensão, Sua Glorificação e também Seu poder de ressuscitar aos que Ele deu salvação. Esse Evangelho antes esteve oculto, mas fora revelado com a manifestação de Cristo e Sua obra redentora, como Paulo bem enfatizou para Timóteo :

Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, (...)
Assim sendo, verificando os textos referentes ao Evangelho e seu significado em Paulo, entendemos que o Evangelho refere-se ao Senhor Jesus, bem como a completude de Sua Obra.

Confira: Coloquei a palavra Evangelho em itálico, querendo sempre referir-me ao Senhor Jesus.
Rm 1.16
I Co 15.1
I Co 15.3-9.
Ef 3; Cl 1.26,27.
II Tm 1.9-10.



________________
Imagem do Gooogle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog